QUEM SOMOS

A Cinclos foi criada em 2017 com o propósito de facilitar o consumo consciente de chás e infusões respeitando a constituição energética de cada um e as necessidades do momento.

A Cinclos segue os princípios da Medicina Tradicional Chinesa para a levar para a sua xícara as propriedades necessárias para uma vida em equilíbrio.

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que data de mais de 4 mil anos, é uma das medicinas mais antigas da humanidade e foi se desenvolvendo com o passar das dinastias da China.

 

A filosofia da MTC se fundamenta na compreensão da natureza e do universo de acordo com o Qi, suas características yin e yang, e os cinco elementos. Estes conceitos são aplicados a tudo que existe na natureza, no ser humano, nos animais, nas plantas...

O universo é constituído por uma força única: O Qi. Para os chineses o Qi envolve tudo que existe. Na concepção da filosofia chinesa o Qi tanto pode ser algo material quanto algo imaterial ao mesmo tempo, pode se manifestar de diferentes formas de acordo com as diferentes situações. Qi condensado se transforma em matéria, mas o Qi também está no ar que respiramos, nos alimentos que ingerimos, nos pensamentos que emanamos, nos chás que tomamos.

A partir deste Qi único, temos uma diferenciação em duas energias: Yin e Yang, que são ao mesmo tempo opostas e complementares.

Todos os fenômenos do universo são constituídos pelo movimento e transformação do Yin e do Yang. Yin é uma energia mais fria, em repouso, escura, material, introspectiva, a energia da noite. Yang é uma energia mais quente, do movimento, clara, sutil, expansiva, a energia do dia.

Além disso, tudo que está entre céu e terra respeita os ciclos dos cinco elementos, estes se relacionam com as estações, as emoções, os órgãos, cores, sabores, alimentos, plantas…

São cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água. Cada um com sua particularidade e abrangência.